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Título: O HERÓI MARGINAL EM O TERREMOTO DE LISBOA, DE PINHEIRO CHAGAS
Autor(es): Rocha, Cícera Maria da Silva
Gandra, Jane Adriane
Palavras-chave: O Terremoto de Lisboa
Manuel Pinheiro Chagas
Herói
Anti-herói
Romance Histórico
Literatura Portuguesa Oitocentista
Data do documento: Dez-2013
Editor: UEG-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Resumo: Esta investigação literária tem por finalidade analisar as características do anti-herói romântico na obra, O Terremoto de Lisboa, de Manuel Pinheiro Chagas. E, ainda, como este autor coloca no primeiro plano narrativo dois heróis com personalidades distintas: Luiz Correia representante do protagonista guiado por elevados códigos de honra e D. Carlos de Mendonza na figura do herói marginal. A presença de duas entidades ficcionais, onde cada uma simboliza o bem e a outra o mal, confirma-nos uma característica muito própria do Romantismo, maniqueísmo. Por meio de revisão bibliográfica, destacaremos os estudos de Rogerio Puga (2006) para discutir as características do romance histórico, que associa elementos românticos com fatos históricos. Já para a analise da construção da personagem do romance histórico, (reais e inventadas), principalmente a figura do anti- herói, baseamos nos textos de Maria de Fatima Marinho (s.d) Massaud Moisés (2004). Percebemos, durante nossa investigação que a personalidade vil do anti-herói vai ser mais destacada na presença do protagonista honrado. Assim, o herói marginal, D. Carlos de Mendonza, será descrito como ambicioso, traiçoeiro e manipulador. E uma de suas artimanhas é vingar-se de seu meio irmão D. José, personagem histórica, agenciando Thereza para obter vantagens junto ao poder real. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT This literary research aims to analyze the characteristics of the romantic anti-hero in the work, The Lisbon Earthquake, by Manuel Pinheiro Chagas. And, still, how this author puts in the narrative foreground two heroes with distinct personalities: Luis Correia representing the protagonist guided by high honor codes and D. Carlos de Mendonza in the figure of the marginal hero. The presence of two fictional entities, where each of them symbolizes the good and the other evil, confirms us a very own characteristic of Romanticism, Manichaeism. By means of bibliographical review, we will emphasize the studies of Rogerio Puga (2006) to discuss the characteristics of the historical novel, which associates romantic elements with historical facts. As for the analysis of the character construction in a historical novel, (real or fictional) mainly the anti-hero figure, we based on the texts of Maria de Fátima Marinho (s.d). We realized, during our research that the vile personality of the anti-hero will be more emphasized in the presence of the honest protagonist. Therefore, the marginal hero D. Carlos de Mendonza will be described as ambitious, treacherous and manipulative. And one of his tricks is to take revenge on his half-brother D. José, historical character, persuading Theresa to take advantages of the royal power.
URI: http://177.87.249.7:8081/jspui/handle/123456789/25
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